sexta-feira, 1 de novembro de 2013



(Zigue-zague/Nova Lima MG)


Mais recente Mais antigo
Rua ziguezague que dá acesso à Praça Bernardino de Lima. Foi construída pelos ingleses em ziguezague para amenizar o esforço das pessoas que por ela sobia. É formada por um conjunto de rampas bidimensionais em pedra, com escadaria lateral. Serviapara dar mais segurança aos pedestres e montarias, no acesso às partes alta e baixa da cidade. Por seu traçado, a Rua Augusto de Lima foi denominada pela população rua Ziguezague Grande. A construção foi toda feita em pedra seca, escoreada por coqueiros, além de escadas. Após a sua construção, foi aplicada a pedra pé-de-moleque, que também era usada no traçado urbano da cidade.
Nome: Rua Augusto de Lima - Centro. (atrás do prédio da Prefeitura). Tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima. Com os avanços e desenvolvimentos é raro encontrar ruas com traçado pé-de-moleque. Alguns passeios, como um na Rua Aristides Martins, no bairro Vila Operária.





Zigue-zague 


Ziguezague Pequeno (Nova Lima MG)

O Ziguezague Pequeno está compreendido entre a Avenida Rio Branco e a Travessa Antenor Martins da Silva.

A obra teve sua construção datada do início do século XX. É uma rua composta por 12 rampas calçadas com pedras – seixos rolados – inclinadas em Z e conhecidas como ziguezagues. O formato em Z tem a função de diminuir a forte inclinação do trecho, possibilitando tráfego mais fácil.

O Ziguezague Pequeno serve de ligação entre o centro de Nova Lima e os bairros mais altos. A rua é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário