quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Matriz de Nossa Senhora do Pilar  e TEATRO MUNICIPAL MANOEL FRANZEN DE LIMA 

 Matriz de Nossa Senhora do Pilar

A Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi construída no século XVIII. Passou por algumas reformas, tendo sido a maior delas no início do século XX, quando foram doados pelo inglês George Chalmers, ex-superintendente da Saint John Del Rey Mining Company, o altar-mor, o retábulo-mor, os retábulos laterais, os retábulos da sacristia, a tarja do arco Cruzeiro, os púlpitos e as balaustradas do coro, que foram esculpidos por Aleijadinho.

Essa matriz destaca-se, entre os valores culturais e artísticos da cidade, por conter exemplares da grande obra de Aleijadinho, que antes ficavam na Fazenda Jaguara, em Matozinhos, comprada por George Chalmers.

Todo o conjunto foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Informações
Tel.: (31) 3541-7444
Horário aberto para visita: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h; sábado, das 8h às 12h.


TEATRO MUNICIPAL MANOEL FRANZEN DE LIMA 

O Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, inaugurado em 7 de setembro de 1943, foi construído por iniciativa do prefeito Antônio Manoel Franzen de Lima, com apoio do então governador de estado, Benedito Valadares, ainda na época do Estado Novo.

Quem assina o projeto é o arquiteto Raffaello Berti, um dos fundadores da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, renomado por seus trabalhos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Na obra é patente a presença arquitetônica italiana do início do século XX. Essa edificação é um exemplo expressivo da arquitetura art déco (veja comentário abaixo) no Brasil, marco estilístico de Berti.

No final do ano de 2003, iniciaram-se as obras de restauração da acústica, do sistema de segurança, além da substituição das cadeiras por poltronas estofadas e a construção de um acesso e de lugares reservados para portadores de necessidades especiais. A fachada e aspectos internos relevantes foram conservados.

Essa casa de espetáculos, que é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima, possui capacidade para oitocentos espectadores.

Informações

Endereço: Praça Bernardino de Lima, s/n.º – Centro
Tel.: (31) 3541-4426
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Um comentário:


  1. Art déco, por vezes referido apenas como Deco, é um estilo de artes visuais, arquitetura e design internacional que começou na Europa em 1910 (pouco antes da primeira guerra mundial[1]), conheceu o seu apogeu nos anos 1920 e 1930 e declinou entre 1935 e 1939.[2] O Art Déco afetou as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e desenho industrial, assim como a moda, a pintura, as artes gráficas, o cinema e o design de vários tipos de meios de transporte (carros, trens e transatlânticos)[2] Seu nome tem origem da abreviação de Artes Decorativas, da Exposition internationale des arts décoratifs et industriels modernes (Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas) realizada em Paris em 1925.[3] Combinou estilos modernistas com habilidade fina e materiais ricos. Durante o seu auge, o Art Déco representou luxo, glamour, exuberância e fé no progresso social e tecnológico.

    O pico da popularidade na Europa foi durante os "Felizes anos vinte" e continuou fortemente nos Estados Unidos, após os "Loucos Anos Vinte" através da década de 1930. Embora, na época, muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, o Art Déco, ao contrário, foi meramente decorativo. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno. No entanto, não pode ser considerado um movimento devido à ausência de uma doutrina unificadora que fornecesse conceitos e paradigmas definidos

    ResponderExcluir