Queca
A famosa “queca” nova-limense tem seu nome derivado da palavra inglesa “cake”. Daí a queca ter se tornado um bolo típico da cidade, sendo muito apreciado por todos da região”. É costume das famílias, e na minha não é diferente, presentear os amigos nas festas natalinas com uma queca feita com frutas cristalizadas variadas, nozes, castanhas, passas, cerejas, ameixas e o tradicional conhaque para aromatizar”. A receita remete ao século 19 e foi repassada pelas ‘madames inglesas’. É só preparar!
Queca de Natal (serve 12 porções)
1ª ETAPA: Fazer a calda queimada: dourar 1 xícara de açúcar cristal. Acrescentar 1 xícara de água fervente e mexer bastante para dissolver o açúcar. Deixar apurar um pouco. Você vai precisar de uma xícara de calda dourada. Deixar esfriar e reservar.
2ª ETAPA: Peneirar os ingredientes secos: ½kg de farinha de trigo; 250g de açúcar refinado; 1 colher de sopa de canela em pó; 1 colher de chá de nóz-moscada ralada; 1colher de chá de sal; 1 colher de chá de bicarbonato. Misturar esses ingredientes peneirados e reservar.
3ª ETAPA: Misturar os ingredientes relacionados com duas colheres de farinha de trigo: 150g de frutas cristalizadas picadinhas; 150g de passas pretas sem caroço; 150g de passas brancas sem caroço; 150g de damascos picadinhos; 150g de ameixas pretas picadinhas; 1 xícara de nozes picadinhas; 1 xícara de castanhas-do-pará picadinhas; 10 cerejas curtidas no licor, picadinhas. Reservar.
4ª ETAPA: fazer um creme batido: 250g de manteiga; 5 gemas; 1 dose de conhaque; 1 xícara de calda queimada fria (que está reservada), 1 xícara de água; 1 colher de chá de baunilha. Reservar.
5ª ETAPA: Misturar os ingredientes secos peneirados no creme. Bata bem, mas, de preferência, não usar batedeira. Acrescentar aos poucos as frutas esfarinhadas reservadas.
6ª ETAPA: Colocar 1 colher de sopa de pó Royal: Bater as 5 claras em neve; Acrescentar as claras na massa, misturando levemente.
7ª ETAPA: Untar as fôrmas: Pode ser do tipo inglês ou a redonda com orifício no centro. Espalhar manteiga, forrar com papel impermeável ou alumínio. Após um período, untar novamente com manteiga. Polvilhar com farinha de trigo, colocar a massa, tendo o cuidado de não encher a forma até a borda (deixar aproximadamente dois dedos).
8ª ETAPA: Levar para assar em forno. Pré aquecer o forno a uma temperatura média por mais ou menos uma hora. Diminuir a temperatura do forno para a queca terminar de assar, cobrindo-a com papel-alumínio e colocando na grade de baixo do forno, em um tabuleiro com água fervente para a queca terminar de assar com umidade. Espetar um palito para verificar se a massa está seca. Observação: este bolo pode ser guardado em saco plástico por, aproximadamente, dois meses. Esta receita rende duas unidades de tamanho médio.